Novas postagens! Dicas de cursos, jogos, concursos e muito mais. Confira as novidades do nosso blog...

CURSO BÁSICO

CONTEÚDO DISCUTIDO NAS AULAS DE INFORMÁTICA

-----------------------------
ENTENDENDO O COMPUTADOR

É uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.
O computador pode ser dividido em duas partes:
Hardware: é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis pelo processamento das informações. Ex: teclado, monitor, mouse, etc.
Software: são os programas necessários para que o computador possa realizar tarefas, auxiliando e agilizando o trabalho do usuário. Ex: BrOffice Writer (Editor de Textos), Mozilla Firefox (Navegador da Internet), KolourPaint (Programa para desenhar), etc.

EQUIPAMENTOS DO COMPUTADOR

CPU: Unidade Central de Processamento.
Características: Cérebro eletrônico; Gerencia todas as funções do sistema; Onde fica localizado a placa-mãe e as placas de memórias.

Monitor: tela destinada a transmitir informação ao usuário através da imagem. Mostra as atividades realizadas no computador.

Teclado: usado para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções. Baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.

Mouse: seu nome deriva de 'rato‘. Serve para movimentar o cursor (seta) pela tela do computador. Auxilia no processo de entrada de dados.

Estabilizador:
responsável por corrigir a tensão da rede elétrica. Fornece aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes.

No-break: equipamento dotado de bateria. Destina a suprir falhas na alimentação pela rede elétrica, mantendo o fornecimento de eletricidade por determinado período de tempo e evitando interrupção no funcionamento dos aparelhos a ele conectados. É superior ao estabilizador.

Impressora: tem a função de imprimir textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.
Impressão é a tarefa ou atividade de transferir para um suporte material qualquer, como por exemplo papel, plástico e etc.

Scanner/Digitalizador: é responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador. Usa um processo inverso ao da impressora.
Digitalização é o processo pelo qual uma imagem ou sinal analógico é transformado em código digital.

Projetor multimídia: parelho que acoplado ao computador é usado para projeção de vídeo ou de imagens de computador. Também pode ser chamado de projetor digital.

Caixa de som: é uma caixa construída em volta de um alto-falante para melhorar sua reprodução sonora.

Web cam: dispositivo que permite capturar e enviar imagens para outro usuário. É semelhante a uma câmera de vídeo.

Microfone: serve para converter o som em sinais elétricos.


-----------------------------

MEMÓRIA

São todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente.

Tipos de memória
Memória principal: RAM (memória volátil) e ROM (memória apenas de leitura). 
Memória auxiliar: Dispositivos removíveis e HD.
Memória principal:
Memória RAM: é um tipo de memória que permite tanto a leitura como a gravação e regravação de dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usuário desliga o computador, ela perde todos os dados.
Memória ROM: é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

Memória auxiliar
São memórias externas e conectadas ao computador por qualquer meio. Ex: dispositivos removíveis como disquetes, cds, etc.

Disco rígido (HD): é uma memória onde as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
É considerado o principal meio de armazenamento de dados de um computador.
Características:
  • HD é a parte do computador onde são armazenadas as informações;
  • é a memória permanente, memória física e não-volátil;
  • é a partir dele que lançamos e executamos nossos programas mais usados;
Outros nomes para o HD: memória de massa, memória secundária, disco rígido, disco duro e winchester (em desuso).

-----------------------------